terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Beleza Improvável



Uns anos atrás eu ganhei uma plantinha muito feia! rsrs Quem me conhece sabe que eu adoro plantinhas, gosto muito desse contato com plantas, flores, etc.. Porém, o estado dessa era triste, uma amiga estava de mudança, e correndo para um lado e outro, me entregou a planta muito feia, e foi embora. Era só um vasinho com alguns ramos amarelados, secos, sem nenhum indício de floração, mas essa minha amiga disse que a flor que brotava dela era linda. Então, resolvi investir. Plantei aquela coisinha feia no jardim, do lado da videira, e todo dia ia lá namorar a planta, cuidar, conversar. Sim, eu converso com as plantas. :P

Depois de algum tempo aquelas folhas amareladas, velhinhas, sem vigor, foram sendo substituídas por folhinhas verdinhas, verdinhas, e em pouco tempo dois pendões surgiram lindamente, mostrando lindas flores em tons pastel, rosa e amarelo, quando surgiu a flor, fomos ver e a minha plantinha feia era uma linda orquídea. Eu toda boba e contente mostrava a minha flor pra todo mundo que ia lá em casa, estava toda orgulhosa da minha orquídea lindona. Foi uma grande surpresa! Se eu tivesse olhado apenas para o estado atual da plantinha quando minha amiga me ofereceu, provavelmente não teria trazido pra casa, teria perdido a oportunidade, de ter um linda e sofisticada flor no nosso ex jardim. E na vida às vezes agimos assim. Muitas vezes nosso preconceito, nosso velho homem, nos faz recusar pessoas, oportunidades, por considera-las causa perdida.

Quantas pessoas desprezamos por estarem fora dos padrões estéticos? Quantas pessoas desprezamos porque falam demais, riem demais, sçao baixas demais, altas demais, solteiras, divorciadas. São vidas que descartamos pela cor, cheiro, etnia, tamanho, peso, sexo, idade... Muitos são as desculpas para não nos envolver, para não mexermos na terra e cuidar dos nossos irmãos, dar nosso mais puro amor.

Jesus mexeu na terra. Ele pegou 12 homens improváveis e os plantou no jardim da fé. O resultado foi milhares de lindas flores por muitos séculos. Inclusive a que nasceu em mim e em você.

Acreditar nas pessoas é muitas vezes sujar as mãos, suar pra caramba, esperar, se decepcionar, se machucar, arriscar, começar de novo. É nunca desistir. É fazer como Jesus! As pessoas não podem ir pro lixo!

Acredite, invista, pois dessa “planta” que parece estar morta pode nascer uma linda flor, valiosa e sofisticada, assim como a orquídea.


“Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos.” (Jó 14.7.)

Um comentário: