segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Pastor super herói!


Termino de escrever um post, vem outro assunto e me sinto impelida a escrever outro.. rsrs Sim, estou no trabalho, mas já terminei as minhas funções de hoje e não posso adiantar as funções de amanhã. Em vez de ir para minha casinha, fiquei por aqui para usar a net, já que meio que ainda não tenho "casa", fará internet.. rsrs


Ontem depois de postar sobre as roupas e o calorão, segui tendo um maravilhoso diálogo com a Fabi e sua amadíssima família. Em certo momento a conversa acabou pendendo para o assunto igreja e começamos a conversar sobre algumas diferenças teológicas entre alguns grupos, cotidiano na igreja, comunhão entre os irmãos e acabamos conversando sobre os pastores. O pai da Fabi, Senhor Juarez, comentou o quanto acha louvável alguém se dedicar ao ministério eclesiástico pois é um exercício de abnegação constante e entramos na discussão do mito do Pastor Super Homem.


Esse mito esta bastante na moda, a sociedade evangélica infelizmente vive mergulhada na gospelândia onde o termo pastor se popularizou de uma forma, que devido aos péssimos atos de grande parte dos mesmos, o termo esta se tornando uma piada. Sem falar nos homens que se denominam pastores, bispos, PATRIARCAS e dizem ter poderes mágicos, orações de poder, mas isso será assunto para outro texto.

O que falo aqui é dessa idéia que as vezes temos e nem percebemos de que o pastor deve resolver todos os nossos problemas, não só os nossos problemas pessoais, mas também os problemas de toda a congregação. Como a figura de referencia de uma Congregação, acaba caindo sobre ele uma série de responsabilidades que não deveriam ser somente dele, muitas vezes nem são deles.

O pastor deve zelar pelo ser rebanho, mas isso não significa que ele tem que ficar te ligando pra lembrar que sábado é você na comissão do Altar, que esta faltando flor, que você ficou de fazer tal leitura.. Sem falar que normalmente as igrejas tem toda uma estrutura de organização, estrutura hieráquica que possibilitam realmente a convivencia em comunidade. Independente de ser presbiteriana, metodista, luterana, normalmente você tem uma divisão em grupos, esses grupos tem lideranças, a igreja deve possuir uma equipe coordenadora, uma diretoria. Até porque para que essa organização, essa associação de pessoas, possa ser reconhecida perante a sociedade, existe um certo procedimento legal, ela tem que ter uma equipe diretiva, um estatuto social, registro de atas, etc..etc.. Enfim, existem questões pastorais e questões administrativas.

Muitas vezes, nós enquanto ovelhinhas, reclamamos, reclamamos, reclamamos, que o estudo biblico não foi muito profundo, que o pastor ficou muito lendo isso e aquilo, que ele não conseguiu organizar tal coisa, mas nós nos esquecemos que ele teve que consertar o telhado, cortar a grama, pagar as contas, ligar confirmando atividades e responsabilidades, atender os membros, etc..etc..etc.. Sozinho... Porque a gente só aparece no domingo.. rsrs Que ovelhinhas!!! Nós as vezes somos umas ovelhinhas muito fujonas e sapequinhas, e desaparecemos durante a semana, e aparecemos somente 5 minutos antes do encontro para cobrar. Assim fica complicado, não estamos agindo como irmãos. Teu pastor não é super herói.

Ele é um homem, que recebeu um chamado, foi ordenado, assumiu um nobre compromisso, mas ele não deixa de ser humano, ele não deixa de ser um homem comum que sim fica cansado, que erra, que cai em pecado, que sofre, que fica doente, fica triste, que fica irado, enfim uma pessoa de carne e osso.

Eu como filha de um pastor, um grande homem que sempre honrou seu ministério, que se dedicou, falo com certa propriedade sobre esse assunto. É complicado, o ministério é um caminho de muitas alegrias, mas ao mesmo tempo de muitas provações, muito dificil. Não é brincadeira! Meu pai com certeza deixou de passar momentos importantes ao lado da sua família, para estar ao lado dessa família maior, para estar presente nas congregações que ele atendia. Foram muitas as vezes que ele saiu na sexta e voltou pra casa somente na segunda feira, exausto fisicamente, mas com aquela alegria e tranquilidade de quando se cumpre o dever, de quando se leva a verdade do Evangelho para as pessoas, de quando se lança a semente. Hoje a minha mãe é falecida, e tenho certeza absoluta que o pai deixou de passar muito tempo ao lado dela, para estar com os membros da sua congregação e com pessoas que nem eram da congregação, muitas vezes nem eram cristãos e o pai estava lá. E eu tenho certeza ABSOLUTA que se perguntarmos pro pai se ele se arrepende de não ter estado com ela nesses momentos, ele dirá que não, e se existisse uma maquina do tempo, e tudo voltasse atras e ele tivesse a opção de fazer diferente, ele não faria, ele estaria lá com pessoas que ele mal conhecia, estaria lá trabalhando, estaria anunciando. Eu amo o meu pai!

Você quer ajudar o teu pastor? Sabe o que você pode fazer também? Além de cumprir suas funções, sua ovelhinha sapeca! rsrs Ore por ele. Ore por sua família, ore por sua vida. Saiba que ele não é um super herói, ele cai, ele erra, ele se machuca, ele tambem precisa de amparo, de apoio, de consolo, ele precisa das tuas orações. Ele é um Ministro do Senhor, ele deve ser referencia, ele deve ser instrutor, mas isso não torna ele imune aos tropeços na caminhada, não torna ele superior, nem com a capacidade de bilocar. Ele é um servo do Senhor, assim como cada um de nós. Ele esta a serviço do Senhor, em seu Ministério, assim como nós também devemos ser servos nas nossas funções, nos nossos grupos, na nossa vida em geral.

Orem pelos seus sacerdotes! Eles precisam disso!

Não é só a Congregação que precisa de um pastor, o pastor precisa da sua congregação. Se voce não assumir o seu papel como leigo, as coisas vão ser mais difíceis. Se coloque na Igreja, participe das atividades, participe dos planejamentos, cuide da sua congregação, estude a palavra. São responsabilidades sim, mas quem disse que responsabilidade é algo chato e ruim? É muito gostoso o caminhar junto enquanto comunidade. É gostoso planejar, dar sua opinião, aprender. É muito bom você dar um estudo bíblico, você discutir com os irmãos, conhecer o outro, trocar conhecimento, o maravilhoso processo de ensino-aprendizagem que se dá nas igrejas através das escolinhas (nós luteranos temos bastante), da escola dominical para adultos (presbiterianos e metodistas tem bastante), grupos de mulheres, jovens, leigos, casados, é algo muito legal. Você cresce em sabedoria, em conhecimento, e cresce como pessoa, como ser humano, pois você aprende a se relacionar com o outro, a ouvir, a falar, a acolher.

Tome POSSE da Igreja meu povo! Participe!

Sei que nós evangélicos adoramos o termo MISSÃO! E este termo esta na moda! Todo mundo quer ir pra África fazer missão.. E não dá atenção para a missão do dia a dia. Eu quero sair, percorrer o mundo, anunciando a Palavra..... Mas meu irmão e minha querida irmã, para Anunciar você precisa conhecer! Você precisa do Estudo, você precisa da convivência em comunidade, você precisa exercer essa missão na sua vida, você precisa se esvaziar, você precisa aprender, você precisa amadurecer, estar Firme na Palavra! Participe na tua Congregação. Tenha uma fé madura, praticada no dia a dia, alimentada na Palavra e depois para onde o Senhor te levar você vai estar firme, pronto para a Obra, pronto para o trabalho, que não é pouco e é árduo!

Grande beijo!

Cuidem uns dos outros!


2 comentários:

  1. Eu estou na lista das ovelhas sapecas! hehe Que vergonha! Coitado do meu pastor. O meu ainda foi eleito conselheiro dos grupos de jovens de toda a cidade. hehe O pobre ja ta que é só osso de tanto correr de um lado para o outro.. kausihauhks Eu até tenho vontade de ajudar, mas confesso que acabo deixando pra depois. Tendo chegar um pouco antes do culto, mas acabo cedendo a preguiça.

    ResponderExcluir
  2. Sei lá sabe.. Acho que igreja acaba tendo um papel diferente pra gente. Não é uma prioridade na nossa vida. As prioridades sao trabalha, estudasr, ganhar dinheiro, familia, mas a igreja acaba fikando por ultimo. pq se fosse prioridade a gente ia conseguir ir nos cultos, ia participar. Axo q as vezes a gente nao se sente parte. Tambem acabamos separando a fé do resto do nosso dia a dia. pensamos em igreja so nos finais de semana. É nosso comodismo! Axo q sim a igreja é viva e devemos participar, pra isso tem que ficar de lado todo o nosso velho homem, acomodado e assim a gente pode participar mais e realmente fazer parte. igreja nao é só pastor nao. temos q participar.

    ResponderExcluir