domingo, 18 de março de 2012

Eles e a masculinidade!

Alguns anos atrás dizer que o homem era masculino e era mulher feminina, era pleonasmo! Hoje em dia a situação é um pouco mais complexa, cada vez mais encontramos homens extremamente femininos e mulheres extremamente masculinas. Digo aqui que homens não podem ser sensíveis delicados e mulheres não possam ser fortes e empreendedoras? De forma alguma. E justamente este questionamento nos leva naturalmente a enxergarmos que existem sim características  que são mais femininas e características que são naturalmente masculinas. 

Como já disse diversas vezes neste blog homens e mulheres são diferentes! Somos biologicamente diferentes, nosso corpo é diferente, nossos hormônios são diferentes, nossa psique é diferente. Homens tem necessidades naturalmente diferentes das mulheres. E isso não faz um melhor que o outro, mas sim diferentes, diferentes que juntos, podem se completar. Principalmente nós cristãos não podemos dizer que homens e mulheres são iguais, a Palavra de Deus nos mostra que somos diferentes. Deus fez o homem a Sua Imagem e Semelhança, vendo que não era bom que o homem vive-se só, fez a mulher como sua companheira, como sua auxiliadora. 

O homem, e a psicologia autentica isso, é naturalmente mais voltado para o exterior, mais protagônico e direto, as mulheres são mais voltadas para o interior, mais auxiliadoras e companheiras. Ambos mostram-se antagônicos? Incompatíveis? Pelo contrário, são diferentes e podem se completar. 

Cada vez mais a sociedade prega uma emasculinização dos homens. Tira-se do homem aquilo que era sua característica natural. Os meninos não são mais preparados para serem pais de família, chefes de família, protegerem suas amigas, irmãs. A frase : mulheres e crianças primeiro, não diz mais nada para os jovens dessa geração. Na busca por uma pseudo igualdade se tira do homem o que fazia dele masculino, assim como se tira da mulher o que fazia dela feminina. Isso é igualdade? Descaracterizar ambos os sexos trás igualdade? Não, somente cria dois sexos totalmente perdidos, confusos. 

Alguns meses atrás acompanhamos o caso do Comandante que abandonou seu navio quando este iria naufragar. Este homem, responsável por muitas pessoas, simplesmente saiu correndo no primeiro sinal de que o navio ia a pique. O sentido de responsabilidade perante aquelas pessoas, coragem, bravura, protagonismo provavelmente já não foram valores muito presentes na sua educação. O papel de um homem que naturalmente possui liderança perante a criação estava apagado. E são homens assim que estamos criando. 

Homens com medo do casamento, com medo da paternidade, com medo das mulheres, com medo de si próprios. Sei que a sociedade estereotipa os homens, e joga muitas vezes um julgo injusto sobre suas costas, cobrando um "ser homem" cruel, mas não é por isso que vamos esquecer o que é belo no "ser homem". 

A masculinidade é bela. Quem de nós não fica mais tranquila ao ouvir a voz firme e forte dizer que tudo vai ficar bem, quem não abre um sorriso ao ver a sequencia de atitudes que mostram firmeza, domínio e afeição? Quem não sente um arrepio quando a mão firme masculina segura nossa cintura? O lábio que beija a mão, a mão que abre a porta do carro, que oferece o agasalho. Assim como a feminilidade de uma mulher encanta, a masculinidade também encanta. 

Masculinidade não é sinônimo de grosseria e insensibilidade, pelo contrário. Os homens mais educados, doces e gentis que já conheci, eram extremamente másculos, fortes e me trataram com extrema sutileza e afeição. Não falo aqui da força física, do corpo,  mas da força que emana naturalmente de um homem, que dá segurança. Homens choram sim, são sensíveis, se comovem, gostam de música e poesia e não deixam ser ser masculinos nesses momentos, a sensibilidade masculina é bela e encantadora. 

Vamos educar nossos meninos para serem homens! Homens trabalhadores, homens que estarão a frente de uma família, homens servos do Senhor! A masculinidade é um tesouro, é fascinante, os homens não podem perder isso. 

Em uma época de homens de calça de lycra laranja, de musicas restart e afins, falar em masculinidade, em ser um homem é importante. O que será de uma próxima geração de homens frouxos e emasculados? 

8 comentários:

  1. Anônimo3/19/2012

    Na Biblia diz que estamos no Apocalípese, por varios fatores, dentre eles, a pessoas que morrem por fome, sede, desastres naturais no qual muitos deles causado pelo 'homem masculo'e pela homossexualidade, o que você pode me dizer deste assunto tão debatido em todas as esferas de comunicação e pela mídia?

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3/19/2012

    Na Bíblia diz que estamos no Apocalipse, por vários fatores, dentre eles, a pessoas que morrem por fome, sede, desastres naturais no quais muitos deles causado pelo 'homem masculo'e pela homossexualidade, o que você pode-me dizer deste assunto tão debatido em todas as esferas de comunicação e pela mídia?

    ResponderExcluir
  3. Não entendi mto bem seu questionamento. Mas acho que vc esta utilizando justamente o conceito de "homem masculo"que citei anteriormente como utilizado pela sociedade para estereotipar um homem rude, grosseiro, cruel,ignorante e isto não tem nada a ver com o que estamos falando aqui... Com o conceito de homem e mulher conforme aquilo que foram chamados. Oras, o homem deve cuidar da criação, com sabedoria liderar, é disso que estamos falando e incentivando. As atitudes de agresões aos outros, a si mesmo, ao meio ambiente, não condizem com esta postura. O pecado corrompe o mundo, corrompe a criação divina.

    ResponderExcluir
  4. rodrigo3/21/2012

    A honra está se perdendo.

    ResponderExcluir
  5. Camila eu leio seu blog faz um tempão, mas não conseguia comentar por probleminhas tecnicos do computador hehehe
    Mas agora vou me fartar de comentar kkk

    Amo seus textos, me identifico muuuito, me sinto menos ET quando leio vc, somos tão parecidas, na idade, nos ideais, e alem do mais somos irmãs em Cristo.
    Hoje em dia é tão, tããão dificil encontrar um homem valoroso, acho que essa palavra nem deve fazer mais sentido hoje, e isso me frustra muito.

    Somos diferentes e complementares como vc bem falou, se a sociedade destrói o que ha de mais caracteristico do homem e da mulher, como vão poder se completar? As vezes eu penso que é por isso que as relações hoje em dia são tão frivolas, porque no fundo as pessoas nunca encontram no outro o que realmente precisam, mesmo que inconcientemente.
    Bom é isso beijão amo o blog de montão

    ResponderExcluir
  6. Izabel, seja sempre bem vinda por aqui! A casa é sua! ;)
    bjãozão!

    ResponderExcluir
  7. Finalmente, finalmente Camila ,alguma mulher reconheceu isso em um blog voltado ao publico feminino , temos que respeitar nossas diferenças de gênero.

    ResponderExcluir
  8. Finalmente, finalmente Camila ,alguma mulher reconheceu isso em um blog voltado ao publico feminino , temos que respeitar nossas diferenças de gênero.

    ResponderExcluir