quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Dica de filme: Prova de Fogo (Fireproof)



Nunca deixe seu amor para trás ...

Dica de um filme muito bom, em meio a tantos filmes que ensinam a trair, abandonar o barco assim que surge o primeiro problema...



"A história fala sobre Caleb Holt, capitão do Corpo de Bombeiros, extremamente dedicado à profissão e competente militar, mas que vê dia após dia seu casamento com a publicitária Katherine fracassar. A questão é que, depois de alguns anos de casamento, Caleb tornou-se um homem egoísta, preocupado primeiramente com a sua vida profissional e extremamente rude. Além disso, é viciado em pornografia e parece ter trocado a sua parceira por este vício.

Em contrapartida, Katherine procura dedicar-se ao cuidado de sua casa, seu emprego e de seus pais doentes, sempre queixando-se do comportamento de Caleb. Depois de muitas discussões, o casal tem uma grande briga e decide se separar. Para os dois, a sua união perdeu o sentido e cada um decide cuidar de sua própria vida.

Entretanto, neste momento, um personagem decisivo surge na história e propõe a Caleb um desafio: seu pai lhe dá de presente um livro chamado "O desafio de amar" e suplica que ele medite este livro durante 40 dias antes de se decidir definitivamente pelo divórcio.

E é neste momento que o filme nos apresenta as suas pérolas preciosas de meditação: dia após dia, meditando algum trecho da Sagrada Escritura, Caleb vai se encontrando consigo mesmo, com suas próprias limitações e fraquezas que o tornaram uma pessoa cega e egoísta. Nesse período, ele deve a cada dia fazer um pequeno (ou grande!) sacrifício por amor à Katherine: saber calar, ser gentil, ser romântico, respeitar o outro, livrar-se dos vícios, afastar-se das más companhias, saber ouvir, amar sua esposa apesar dos defeitos dela, enfim. Num caminho de muito sofrimento o bombeiro descobre que o verdadeiro amor estar em fazer o outro feliz.

Contudo, apesar dos tantos esforços de Caleb para vencer a si mesmo, sua esposa parece cada vez mais distante: aproxima-se de um outro homem, quer irredutivelmente o divórcio, não quer sequer a amizade ou contato com seu quase ex-marido. E o grande desafio dele será esse: continuar amando-a apesar de seu orgulho ferido e da constante rejeição, e não desistir de salvar seu casamento. Não deixar seu amor para trás.

Depois de muita luta consigo mesmo e com a própria Katherine, muitas lágrimas e muita oração, Caleb consegue finalmente resgatar seu casamento, dom de Deus para sua vida e para vida de Katherine. E não somente isso: consegue resgatar a si mesmo, longe de todo egoísmo em que vivia.

Bom, o filme Prova de Fogo é rico em meditações para as famílias, pois mostra que o amor é algo que se constrói diariamente, à custa de muita renúncia de si mesmo. E porque existem problemas não significa que não há mais amor: há que se lutar pelo outro, morrer para si mesmo ... há sempre uma forma para recomeçar, bastando confiar em Nosso Senhor, que deseja que permaneçam unidos aqueles que Ele mesmo uniu."



Nunca deixe seu amor para trás ...

Um comentário: