sexta-feira, 17 de junho de 2011

A Mariafobia evangélica!

Uma das graves criticas que eu faço às igrejas evangélicas, dentre outras tantas, é o notório desconforto que nós evangélicos temos ao falar de Maria. Eu entendo perfeitamente que nossa discordância com a teologia católica, acabe criando uma série de problemas, temos grandes questões onde discordamos dos irmãos católicos, e isso gera um certo desconforto, debates acalorados.. E sendo assim, nós evangélicos costumamos agir de duas formas: 1) Ignoramos completamente a existência de Maria ou 2) Fazemos birra!

Isso mesmo, fazemos birra! Torcemos o nariz, fazemos cara de nojinho, isso quando não partimos para o menosprezo, agressão. Sabe aquela criança pequena que fecha a cara, bate o pé, e grita: Não! Não! Não! Não quero falar disso, por causa do meu amiguinho? Muitas vezes nossas igrejas se comportam assim.


E eu fico abismada com isso e imensamente triste. Costumamos usar o argumento fracassado de que, se falarmos de Maria, as pessoas irão se confundir e prestar idolatria. Isso tudo nem precisaria ser cogitado se fossemos capazes de sentar e conversar como adultos, com bases sólidas na Palavra de Deus. Mas não estudamos, não nos dedicamos, a Igreja é um clube onde bato o cartão todo o domingo e viro as costas, dai lógico que não saberemos conversar com alguem sobre a historia da Salvação e o belíssimo e humilde exemplo de Maria.

Sempre digo em alto e bom tom, e volto a repetir: Maria é um GRANDE exemplo para a humanidade, principalmente para nós mulheres cristãs. Ah quem déra se no mundo tivessemos mais mulheres como Maria, servas fiéis do Senhor.

A Palavra de Deus não nos fala muito sobre Maria, assim como em todos os demais assunto, a Palavra de Deus é clara e nos revela aquilo que precisamos saber. Se Maria usava cabelo azul, se Jesus jogou bola, se Paulo montou um jumento, ou se os anjos tem asas de algodão, não é importante. Isso não interfere na minha Salvação, que se dá pela Graça do Senhor. Mas concretamente, ao meditarmos na Palavra do Senhor, podemos nos apegar, podemos refletir, nos grandes exemplos de homens e mulheres que trabalharam, somaram esforços, deram testemunho do amor de Deus, anunciando a Boa Nova. E Maria é um grande exemplo.

Em uma época de Mulheres lutando por uma pseudoindependencia, lutando pelo direito de fazer o que bem entender, desprezando a vida, ferindo sua dignidade, em uma sociedade movida pelo agora, pelo hoje, pelo prazer do momento, pela vida sem compromisso, Maria, com seu exemplo vem nos lembrar do silêncio, da discrição, da entrega, da doce servidão que é a vida daquele que diz: Faz-se em mim segundo a Sua vontade! Eis aqui a serva do Senhor!

Que assim como Maria, lembrando do grande exemplo aquela jovem que disse sim, que acompanhou seu filho até a morte, morte por cada um de nós, que lembrando desse grande exemplo de humildade, servidão, entrega a Deus, possamos servir tambem. Homens e mulheres, cada qual respondendo ao seu chamado.

Que nós mulheres, possamos ser servas, assim como Maria, que todo o dia possamos no nosso amanhecer renovar o nosso Sim a Deus, e trabalhar em nossas familias, em nossas congregações, trabalhos, para Honra e Glória do Seu Nome, levando a face amorosa do Senhor, para a nossa sociedade tão carente de amor, carente do Verdadeiro Amor.

Mila

2 comentários:

  1. Anônimo11/29/2011

    Como eu já disse em outro comentário meu, sou católica e mais uma vez você demonstra um bom senso impecável nas suas postagens.
    Quando eu vi que tinha um post sobre Maria eu gelei fiquei pensando "Será que vou ter que parar de visitar esse blog?"
    Mas me enganei. Post ótimo.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3/15/2013

    Orações pela conversão dos hereges

    Ó Virgem poderosa, única que destes o golpe mortal a todas as heresias em todo o mundo, dignai-Vos de libertar o universo Cristão dos laços do demônio.
    Volvei os vossos olhos misericordiosos às almas seduzidas pela astúcia de Satanás, para que, rejeitando o veneno das heresias, os corações transviados se arrependam e voltem a unidade da verdade católica, mediante a vossa poderosa intercessão junto a Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que vive e reina com Deus Pai em união do Espírito Santo por todos os séculos dos séculos. Amém.

    ResponderExcluir